Ii Seminário Da Rede História E Catolicismo No Mundo Contemporâneo Ocorre Em Fevereiro Universidade De Passo Fundo

· 4 min read
Ii Seminário Da Rede História E Catolicismo No Mundo Contemporâneo Ocorre Em Fevereiro Universidade De Passo Fundo

Viveram no Iraque, Síria, Líbano, Egito e outros do Oriente Médio desde a Antiguidade, muito antes da chegada dos sefaradim, com quem são confundidos. Os do Iraque descendem de cativos que foram levados à Babilônia no século 6 a.C. Como os exércitos mouros estavam em franca expansão pela Espanha, os judeus pegaram  carona com eles – e ficaram conhecidos como sefaradim (de Sefarad, “Espanha” em hebraico). Produziram uma língua própria, o ladino, impregnando de vocábulos hebraicos o espanhol medieval.

  • Emerson Sena da Silveira é sociólogo, doutor em Ciências da Religião e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • O fundamento teórico-metodológico para integrar tais aspectos é de inspiração bourdieusiana, apesar de o autor indicar diversas vezes as reflexões de Ernst Troeltsch como suporte relevante.
  • “Como podemos ir a uma sinagoga buscar os documentos dos nossos ancestrais se nem sinagogas existiam naquela época no Brasil, onde o judaísmo também era proibido?


Santa Bárbaranasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, às margens do Mar de Mármara. Bárbara viveu no final do Século III. Foi uma bela jovem, filha única de Dióscoro, um rico e nobre morador de Nicomédia. Todavia,  no seu centenário que já se deslumbra, é mister afirmarmos que o Centro Dom Vital continua vivo e dando a sua resposta às demandas da pós-modernidade, tão fluida e complexa no que concerne às identidades e ideologias que a configuram. O Centro continua sendo um espaço de debate e convívio das diferenças, sempre à luz do Evangelho e da Tradição, oferecendo à sociedade a sua experiência e seu vanguardismo em diversas questões. Em abril de 1497, o rei manda sequestrar as crianças judias menores de 14 anos, para serem criadas por famílias cristãs, o que foi feito com grande violência. Em outubro de 1497, os que ainda resistiam à conversão foram arrastados à pia batismal pelo povo incitado por clérigos fanáticos e com a complacência das forças da ordem.

Clássicos: 8 Livros Que Todo Católico Precisa Ler


Para entender o catolicismo no Brasil no período monárquico, é necessário compreender o conceito jurídico de padroado. O padroado é o direito concedido pelos papas aos reis de  leia mais  de administrar os assuntos religiosos nas terras além-mar. O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segundo algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo, que tem o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo.  veja detalhes  é considerada uma das maiores instituições religiosas e políticas da humanidade, desde o seu surgimento na civilização romana até os dias atuais.


  • Com o advento do Cristianismo, leis discriminatórias contra os judeus começaram a ser aprovadas – primeiro, pelos romanos, e depois pelos bárbaros Visigodos que invadiram a península em 409 d.C..
  • Trindade, a Jesus Cristo, à Igreja, ao pecado e à graça foi realizada pelos grandes Bispos e teólogos e que foram rejeitadas pelos Concílios Ecumênicos em Niceia , Constantinopla , Éfeso , Calcedônia , Constantinopla II , Constantinopla III (680/1).
  • O rabino Abraham Ben Meir Ibn Ezra nasceu em Tudela, Espanha, em 1089, sendo considerado em seu tempo um grande poeta, matemático, gramático, astrônomo, comentarista da Torá e filósofo.
  • O evento será realizado de forma on-line, de 22 a 24 de fevereiro de 2022.


Em todo caso, o exemplo brasileiro identifica muito bem esse processo, pois, antes da instauração da República, as estruturas e os objetivos da Igreja estavam em coalizão com o Estado e não com a Santa Sé (BRUNEAU, 1974, p. 25-26)11. Por tais motivos, a separação entre o Estado e a Igreja gerou uma ruptura na relação de interação existente entre esses dois entes, um político e outro religioso, abrindo à Santa Sé a possibilidade de tornar a Igreja Católica no Brasil, uma parte cada vez mais integrada ao projeto global da Confissão Católica. Dentre todos os aspectos, o Vaticano é um Estado espalhado por centenas de outros Estados. Assim, o fato de a Igreja ter católicos espalhados pelo mundo inteiro, agrega um elemento complexo de relações entre a Santa Sé e os Estados, onde a maioria da população professa a religião católica. Caracteriza-se a Igreja, como principal finalidade a propagação e a expansão da doutrina católica, objetivando a salvação da humanidade. E como Igreja, é instituição responsável pelos católicos espalhados pelo mundo1.

A Expulsão Dos Judeus De Portugal



E complementa o autor que o governo teria aproveitado o apoio da Igreja como “[...] uma valiosa força auxiliar na contenção dos movimentos revolucionários [...]. Um decênio que marcou o reatamento das relações entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil, num desejo de mútua colaboração”. Ademais, apontou ainda sucessivos eventos nesse período, associando habilmente o elemento religioso, cívico e político. Nesses  tempos, o socialismo, identificado pela Igreja como um braço do leito liberal, tornou-se concorrente da Igreja Católica, que perdia a legitimidade sobre o receituário da felicidade eterna, já que sua preocupação com o socialismo se tornou perceptível nos documentos papais.

  • Alheio a isso, as associações leigas, como, a Liga das Senhoras Católicas – L.S.C, as Congregações Marianas – C.M, entre outras, já vinham se constituindo com um apoio às atividades paroquiais.
  • A bem da verdade, essa era a forma de ver o mundo, reivindicando a compreensão do processo histórico que ameaçava o controle social da Igreja.
  • Observe a seguir um resumo do catolicismo, que é uma das ramificações mais consistentes e representativas do cristianismo no mundo todo.
  • "Bom, falando do ponto de vista histórico, as aparições acontecem em períodos muito particulares", diz Medeiros.
  • Confissões, de Santo Agostinho, é um livro que inaugura o gênero da autobiografia como história da formação de uma personalidade e é um marco não apenas na história da literatura católica, mas de toda a literatura ocidental.
  • Houve os que encontraram refúgio no Império Otomano, onde o sultão Bayazid II lhes ofereceu sua hospitalidade.