O Catolicismo Militante Em Minas Gerais: Aspectos Do Pensamento Histórico-teológico De João Camillo De Oliveira Torres Revista Brasileira De História Das Religiões

· 3 min read
O Catolicismo Militante Em Minas Gerais: Aspectos Do Pensamento Histórico-teológico De João Camillo De Oliveira Torres Revista Brasileira De História Das Religiões

Por isso, as contestações ao sistema e ao poder católico não eram comuns no auge do feudalismo. Os cristãos ortodoxos se separaram da Igreja Católica no ano 1054 com o cisma de Cerulário, mantiveram a sucessão apostólica e, por isso, têm válida a celebração dos Sacramentos. Cada comunidade tem o seu Patriarca (Jerusalém, Grécia, Istambul, Rússia, etc.) e não em um único chefe de todos.

  • Ela se articula com outras instâncias mais hierárquicas da Igreja, compondo a grande constelação católica.
  • A Rússia com seus 150 milhões de habitante é olhada pelos commerciantes e industriaes como um interessante potencial econômico, capaz de consumir os excessos da producção nacional de seus respectivos paizes.
  • Ainda que as Irmandades tivessem de alterar os seus estatutos, muitas não o fizeram, não sendo postas em causa e, além disso, não tardou que existisse legislação atribuindo ao clero a acreditação dos membros cultualistas como católicos.
  • Merecendo destaque o considerado pela historiografia como o início de uma colaboração mútua, as diretrizes políticas entre a hierarquia eclesiástica, considerando que a liderança da Igreja Católica no Brasil e o Estado tinham sido definidos no contexto dos primeiros anos da República.
  • Nesse meio termo, a persistência de muitos problemas se relacionava a falta de padres nas dioceses, considerada a gravidade em algumas regiões isoladas geograficamente, como na Província Eclesiástica de Cuiabá, onde a Santa Se detinha seu olhar estratégico, e mais especificamente para as províncias eclesiásticas do Rio de Janeiro e de São Paulo.


No campo teórico, nos inspiramos em especial nas concepções de Roger Chartier e Michel de Certeau, por elucidarem que o conceito de cultura tem sido delineado especialmente a partir das posições e dos fazeres intelectuais constituintes das arenas disciplinares que a ele se dedicam. Como metodologia, realizamos uma discussão bibliográfica a partir das principais obras e autores do campo da história, sociologia antropologia debruçados sobre a religiosidade católica no Brasil.  versículo de quarta feira  que a análise das realidades sociais do Brasil e do hibridismo cultural que as perpassam foram determinantes para se classificar como popular a religiosidade católica que transcende os espaços institucionais.

Revista Educação Em Questão


Foi então que eles iniciaram as ordens religiosas que negavam qualquer tipo de regalia ou conforto. Partindo de uma afirmação de Daniel Parish Kidder, de 1837, sobre o “caráter tolerante do catolicismo brasileiro”, o autor investiga as vertentes do catolicismo no segundo império (1840–1889) no Brasil. As tendências antagonistas galicanistas, jansenistas e ultramontanistas são comparadas com a abertura iluminista da reforma pombalina. O luto é vivenciado de maneira singular; não existe um padrão de reação; há variações em intensidade e duração, influenciadas por fatores como o contexto da morte e as características do enlutado.



Alheio a isso, há de se considerar uma diversidade interna defendendo uma visão que a Igreja Católica tem do seu papel perante a sociedade desde o seu tempo histórico denotando a auto compreensão. Uma visão de si mesma, independente, plural, demonstrando uma coesão de princípio religioso, inspirando resultados e diferenças, como uma projeção de ser única em sua totalidade. Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. Guerra dos Trinta Anos estendeu-se de 1618 a 1648, sendo um dos maiores conflitos da história europeia. Criada como reação ao protestantismo, a Contrarreforma foi marcada pela repressão e pela reafirmação dos dogmas católicos.


O Catolicismo Militante Em Minas Gerais: Aspectos Do Pensamento Histórico-teológico De João Camillo De Oliveira Torres


A Companhia de Jesus foi criada em 1534 por Santo Inácio de Loyola, no contexto da reação católica contra o avanço do protestantismo. É  mundo católico  foi a separação entre Igreja e escola, empreendida no período entre 1881 e 1886, que precedeu e consolidou a separação entre Igreja e Estado, em 1905, e que estabeleceu  o regime de laicidade francês . Em suma, o que se verifica é uma acomodação e uma articulação entre os campos individual e comunitário. 7É importante dizer que para muitos autores foi a separação entre Igreja e escola, empreendida no período entre 1881 e 1886, que precedeu e consolidou a separação entre Igreja e Estado, em 1905, e que estabeleceu o regime de laicidade francês .

  • A Contrarreforma, ou Reforma Católica (século XVI), surgiu no interior da própria Igreja católica com o objetivo de conter o avanço do Protestantismo.Era hora de rever práticas da própria Igreja que eram condenadas por muitos fiéis, como a venda de indulgências, cargos eclesiásticos, relíquias, e corrupção moral.
  • Para ele, a visão e as ações da mesma tiveram precedentes, contudo, concordando com Azzi, não seria antes do decênio de 1920 que esse novo modelo de Igreja, da neocristandade, viria a florescer”40.
  • Quem não perdeu é bom estar preparado, pois se existe algo certo na vida, é a morte.
  • Era necessário elaborar estratégias de atuação dentro do Estado Republicano, abrigando em seu corpo tendências liberais e positivistas fazendo frente à política econômica do país.